Currículo

> Currículo compacto (.PDF)

Ricardo Santos Olszewski é brasileiro, nascido em Porto Alegre - RS no dia 03 de agosto de 1953.
Empresário Individual com CNPJ: 18.736.689/0001-82.

Fone 51 99196-8454
E-mail: ricardo.olszewski@gmail.com
www.facebook.com/ricardo.olszewski.33

 

Atividade profissional:

2017

* Contratado pela R.A. PAVEI CONSTRUTORA LTDA. Para o fornecimento de obra de arte com o título: Harmônica Colisão para o Edifício VIVART, Porto Alegre-RS. Conforme LEI CARRION nº 10036/06.

2016

* Contratado pela PIRAMIDE EMPREENDIMENTOS LTDA, Para o fornecimento de obra de arte com o título: TERCEIRO UMBRAL para o prédio Al Nur, Porto Alegre-RS. Conforme LEI CARRION nº 10036/06.

* Participou do IV Simpósio Internacional de Esculturas em Mármore de ITAPUÃ.

*A Pró-reitora de Graduação do Centro Universitário La Salle – Canoas, RS CERTIFICA que: RICARDO SANTOS OLSZEWSKI portador da Célula de Identidade nº 100 54 71402, expedida pela SSP/RS, concluiu o curso de: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO – TECNOLOGIA, Reconhecimento Portaria Ministerial nº 69 de 29/01/2015 – D.O.U. 30/01/2015 e colou grau aos vinte e dois dias do mês de julho de dois mil e dezesseis.

*Contratado pela CLAVE INCORPORAÇÕES LTDA, para o fornecimento de obra de arte para o Condomínio Residencial Las Brisas, Porto Alegre-RS. 

* Contratado pela R.A. PAVEI CONSTRUTORA LTDA. Para o fornecimento de obra de arte para o prédio Massimo, Porto Alegre-RS

2015

Participou do III Workshop Internacional de Escultura em Mármore Itapuã-RS.
 
Assinatura do 1º TERMO DE EXECUÇÃO E LOCALIZAÇÃO DE OBRA ARTÍSTICA, para fins de cumprimento da Lei 10036/06. Prefeitura de Porto Alegre Secretaria da Cultura Coordenação de Artes Plásticas. San Francesco.
 
2014.
Certificado de Qualificação de Nível Tecnológico, o Reitor do Centro Universitário LA SALLE, confere a:
 Ricardo Santos Olszewski o título de TÉCNICO EM PROJETO CONCEITUAL GRÁFICO.
 
Contratado pela Igreja Universal do Reino de Deus, Brás-São Paulo paraesculpir LAGARISRAELENSE com quatro toneladas em Granito Guaíba. 
 
Filiação AEERGS.

 

2013

Vencedor do Concurso Nacional para o fornecimento de uma obra de arte para Edifício DNA do AÇO.

Contratado pela R. A. PAVEI CONSTRUTORA LTDA. para o fornecimento de uma obra de arte para o Edifício Residencial San Francesco.

2012
Lecionou Oficina de Pedras Vulcânicas I e II no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre durante os dois semestres do ano letivo de 2012. Totalizando 120 horas aula.
Expositor do Bric da Redenção aos sábados no período de 21 de agosto ate 25 de dezembro de 2012.

Atividades de formação:

2016

A Pró-Reitoria de Graduação do Centro Universitário La Salle – Canoas certifica que: RICARDO SANTOS OLSZEWSKI concluiu o CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESING GRÁFICO, TECNOLOGIA, Reconhecido PELA Portaria Ministerial nº 69 de 29/01/2015 – D.O.U. 30/01/2015 e colou grau aos vinte e dois dias do mês de julho de ano de dois mil e dezesseis.       

2012

Ingressou no curso superior de Design Gráfico na UNILASALLE.

2011
Frequentou a oficina “Organização Profissional do Artista Plástico” no Atelier Livre, ministrada por José Francisco Alves e realizada pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre – RS de março a julho, totalizando carga horária de 60 horas.

2004/2007
Foi admitido no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre para a modalidade Escultura em Pedras, onde permaneceu cinco semestres letivos. Durante este período esteve sob os cuidados e orientação dos professores Jose Francisco Alves, Ana Petini e Eleonora Fabres.

2004/2007
Foi admitido no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre para modalidade Cerâmica, onde permaneceu dois anos sob os cuidados e orientação da professora Suzana Campozani.

2005
Frequentou, durante o segundo semestre, a Oficina de Criação Escultórica do Instituo de Ciências Humanas Letras e Artes da Federação de Estabelecimento de Ensino Superior do Vale, na cidade de Hamburgo Velho/RS - FEEVALE - sob a orientação da professora Alexandra Eckert Nunes.

2005
Frequentou o curso de Introdução para Soldagem nos processos: Oxi-Gás, Eletrodo revestido, Mig/Mag e Tig no Serviço Nacional da Indústria – SENAI  na cidade de Sapiranga - RS.

2004/2005
Frequentou o Curso de cerâmica para utensílios antropomórficos e zoomórficos, e modelo vivo na Associação dos Amigos do Centro de Desenvolvimento da Expressão de Porto Alegre - AACDE. Os Cursos foram ministrados pela professora Suzana Campozani.

1974
Iniciou o curso de Arquitetura na Universidade dos Sinos – UNISINOS, em São Leopoldo - RS.

1971
Cursou no Serviço Nacional do Comércio de Porto Alegre - SENAC POA - iniciação para fotografia preto e branco, manipulação de câmeras 35 mm e 6x6mm, laboratório para revelação pancromática e ortocromática, iluminação em estúdio, fotos artísticas, jornalísticas e publicitárias.

1971
Frequentou o curso Introdução às Estórias em Quadrinhos promovido pelo Departamento de Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS – Porto Alegre – RS.

1969/1971
Frequentou a Escola Nacional do Desenho ― END, onde trabalhou carvão e grafite sobre papel em técnicas para o desenho artístico, natureza morta e forma humana.

1963/1968
Frequentou a Escolinha de Artes do Instituto de Belas Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS - onde desenvolveu as técnicas de desenho com carvão sobre papel, aquarela sobre o papel e xilogravura, talha de matrizes e impressão.

Exposições Individuais:

2006 –
 Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck.  SAPIRANGA-RS. Ricardo Santos Olszewski ― “Pedras”.

2006 –
Pinacoteca da FEEVALE Hamburgo Velho.
“Seres Angelicais, beleza esquecida”.

2006 –
Projeto Exposições - Espaço Um – FEEVALE – Campus I - Hamburgo Velho-RS.
Mostra Individual Ricardo Santos Olszewski esculturas em “Mármore, Granito e Pedra-sabão”.

Exposições Coletivas:

2016

Exposição Coletiva: *Pedra – Pano – Papel. 30º Festival de Arte Cidade de Porto Alegre. Saguão do Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre.

* Dia do Escultor - IEAVI e AEERGS convidam para a Vernissagem da Exposição Coletiva na Galeria Augusto Meyer e Espaço Maurício Rosenblatt, 3º andar da Casa de Cultura Mário Quintana

2011

*Exposição de Esculturas no Jardim Le Château no Hotel Pousada Le Château Gramado – RS.

*Exposição SUB no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre – Secretaria Municipal de Cultura – Porto Alegre – RS.

2010
* Mostra de Artistas Gaúchos realizada nas dependências da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul – Porto Alegre – RS.

2009
* Mostra de Artes Plásticas – “Artistas do Ferrabraz”. Centro Municipal de Cultura de Sapiranga RS.

2005/2006
* “Alunos do Atelier Livre” da Prefeitura de Porto Alegre - RS.

* Mostra Coletiva “Fragmentos do Corpo” - Galeria de Artes do DEMAE – Centro Histórico e Cultural Klinger Filho, bairro Moinhos de Vento Porto Alegre – RS.

* Exposição “Mostra de Oficina de Escultura da FEEVALE”. Hall de entrada do Salão de Atos do Campus I do Centro Universitário FEEVALE - Hamburgo Velho-RS

* “Obras Reunidas Bureau D´art Renato Pinali”. Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck. Sapiranga - RS.
* “VI Salão Aberto do Artista Gaúcho”. Centro de Cultura Lucio Fleck. Sapiranga RS.

Ilustração de Livros e Revistas:

2012
Criação, em Rhinoceros 3D, da ilustração de capa da Revista Ciências e Letras nº 50, jul./dez. 2011 – Faculdade Porto-Alegrense – Porto Alegre – RS.

2011
Criação, em Rhinoceros 3D, das 16 ilustrações do livro Poesia Negra Brasileira – Antologia (no prelo).

2010
Criação, em Rhinoceros 3D, das 14 ilustrações do livro Dicionário das Mobilidades Culturais: percursos americanos – Zilá Bernd [et al.] – Porto Alegre: Literalis, 2010.

Livro publicado – autoria de contos:

1999
Contos de Oficina 23: antologia de autores da Oficina de Criação Literária da PUCRS/ Org. Luiz Antônio de Assis Brasil – Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999. 212p.

Atividades de Restauro:

2008
Restauração e douração do Altar Mor, Altar do Santíssimo, Mesas da Palavra e do Pão da Igreja São João Batista em Sapiranga - RS.
Restauração e reprodução do presépio da Igreja São João Batista em Sapiranga - RS.
Execução de escultura em granito (negro) de São Gabriel, do Altar do Santíssimo da Capela São Pedro no Bairro Amaral Ribeiro em Sapiranga - RS.
Reconstrução dos anjos guardiões da Igreja São João Batista em Sapiranga - RS.
Restauração do Cristo Jesus Redentor do campanário da Igreja são João Batista em Sapiranga - RS.

Outros trabalhos - monumentos e projetos:

2010
Criação e execução do Projeto Universo das Esferas composto por 12 esculturas em basalto. Este projeto foi aprovado pela Lei Rouanet (PRONAC 104951) e encontra-se em fase de captação de recursos.

2009
Criação e execução da coleção “Seres que Voam, Mensageiros da Paz”, composta por 12 peças em pedra sabão.

2008
Execução do monumento Às Mães na Praça Tristeza em Porto Alegre – RS contratado pelo Rotary Clube de Porto Alegre.
Execução de escultura em ferro da logomarca J. B. Jorge Bischoff na cidade de Gramado RS.
Desenvolvimento do Projeto “Jacobina, a Sacerdotisa Muker” para a Prefeitura Municipal de Sapiranga - RS, durante administração do Prefeito Nelson Spolaor.

Palestras:
2011
Proferiu palestra para os alunos do curso de introdução à escultura em pedras do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre com o título “Minha trajetória e experiência no talhe de pedras vulcânicas: basalto e granito”.

2006
Proferiu palestra para os acadêmicos da disciplina de Expressão em Volume IV ― Escultura IV, ministrada pela professora Alexandra Eckert no Curso de Artes Visuais da FEEVALE (Atelier nº1 Campus Hamburgo Velho-RS). Foi abordando o tema “A Escultura com Pedra: Ênfase no Mármore e Granito”, com duração total de três horas.

Atividades Profissionais:

2012
Ministra Oficina de Escultura em Pedras Vulcânicas I e II no Atelier Livre da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de Porto Alegre com carga horária de 120 horas.

2011
Criação e execução da coleção MÁSCARAS DE 13 GATOS, composta por 17 peças em argila.

2008
Desenvolvimento dos estudos ARCANJOS, execução e venda de quinze estátuas de Gabriel.
Desenvolvimento do estudo UMBRAIS execução e venda de sete exemplares.
Desenvolvimento dos estudos POMBAS, execução e venda de vinte e três exemplares.
Desenvolvimento de seis peças que formariam a pasta ARTE SACRA. Execução e venda de dezenas de peças.
Exportação para os Estados Unidos de duas peças da pasta Arte Sacra.
Exportação para o Canadá de uma Pomba. 

1975/2003
Dedicou-se ao ramo da construção civil, onde desempenhou diversas atividades, tais como: corretor de imóveis, mestre pintor e empreiteiro civil.

1975
Concluiu o curso de Técnico em Transações Imobiliárias no SENAC-POA.

1973
Iniciou atividades na Agência Publivar, em Porto Alegre, onde desempenhou a função de produtor fotográfico, câmeras e laboratório.

1972
Foi admitido na empresa Prisma Publicidade e Propaganda, em Porto Alegre, onde desenvolveu a atividade de produtor fotográfico, câmaras e laboratório até o último dia de funcionamento da referida empresa.

 

Ricardo Santos Olszewski

Capa | Publicações | Currículo | Exposições | Destaques | Depoimentos | Cursos | Contato

site elaborado pela wwsites - sites para escritores